segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Performance após Workshop de Cabaret em Mafra (SC)- 06/04/2014

 

Em abril de 2014, convidei Bety Damballah para ministrar um Workshop com o estilo "Cabaret Tribal Fusion" no Espaço Eiwaz e o evento culminaria com uma Performance fusionada de "Cabarte-Burlesque" na Pizzaria Mafra Grill, onde também jantaríamos em confraternização. O evento foi marcado para às 19h.

O título do Workshop foi "Cabaret: Compondo o Estilo", no qual aprendemos a linda coreografia Carnivalle (Comic Burlesq), que foi primeiro lugar no Mercado Persa de Curitiba em 2011. As técnicas e movimentos ensinados por Bety acrescentaram muito ao nosso repertório e agradecemos a oportunidade de estarmos aprendendo com ela.

Acesse o link a seguir para ver a Coreografia Carnivalle de Bety Damballah:

DAMBALLAH PRIMEIRO LUGAR PROFISSIONAL - GRUPO TRIBAL - MERCADO PERSA CURITIBA

Performance artística Cabaret-Burlesque em Mafra (SC):

"A Performance Art é um gênero artístico, desenvolvido desde os anos sessenta, que resulta da fusão de expressões como o teatro, o cinema, a dança, a poesia, a música e as artes plásticas. Está também muito ligada a outras formas de expressão, como o Happening e a Body Art, realizados por alguns artistas desde final da década de 50 em Nova Iorque, com objetivo de interagir mais diretamente com o público. (...). Muitas vezes estas apresentações eram registradas em fotografias, vídeos ou desenhos preparatórios.
O movimento artístico Fluxus, criado em 1961, teve um papel fundamental na divulgação e desenvolvimento desta forma de expressão. Durante a década seguinte, torna-se mais forte a influência mútua entre os movimentos da Arte Minimal e da Arte Conceitual e a Performance Art, tendências que assumem o domínio da ideia e do processo criativo sobre o resultado final da obra de arte. Nos finais do século, torna-se difícil estabelecer limites conceituais para a Performance Art que é frequentemente confundida com o teatro, a música ou a dança, assumindo a designação de "Arte Viva".
(Performance Art. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-04-27].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$performance-art>.)





"A performance serviu-se da fotografia e vice-versa, várias vezes e de diferentes formas. São ambas criações de uma cultura contemporânea e possuem no seu íntimo o objetivo de representar ou reinterpretar o mundo. Existem várias características no ato fotográfico comparáveis à performance, desde a movimentação do fotógrafo procurando o ângulo ideal para o enquadramento de um assunto, à produção que é realizada antes da concretização da fotografia (...)a fotografia que documenta uma performance envolve uma relação de confiança entre os performers e o fotógrafo (...) Os temas podem divergir mas o processo que promove a convergência da fotografia e da performance é sensivelmente o mesmo (...), o sentido que se cria entre a fotografia de retrato e a performance abrange um nível mais conceitual, pois refletem acerca da própria natureza do ato performativo que precede o encontro com a máquina fotográfica e o que isso significa para a cultura contemporânea. Ambos reinterpretam a rotina fotográfica, trazem-na até ao público, colocam-na em evidência e revelam suas particularidades". (http://telahabitada.blogspot.com.br/2011/01/performance-na-fotografia-de-retrato_31.html)



Ao reconstruírem a pose fotográfica, estão também a refletir sobre ela. O que é a pose? O que nos leva a alterar o nosso comportamento na presença de uma máquina fotográfica? Que rotina é esta e de que forma ela altera ou condiciona uma cultura que tende a ser cada vez mais iconográfica?



Existe algo que relaciona a fotografia com a performance ao nível do inconsciente. O condicionamento comportamental invocado pelo conhecimento da presença da câmara é tão natural como o pestanejar (...) - uma experiência constrangedora e quase sobrenatural, e que fundamenta aquilo que este ensaio pretende sublinhar: existe, de facto, uma alteração de comportamento na presença de uma máquina fotográfica.

Foto: Bety Damballah - Edição: Patricia W

Sendo um projeto meu, que envolve parte do conceito terapêutico da "Dança de Eiwaz", após o Worhshop, as participantes foram convidadas a construírem uma personagem dentro do estilo, de forma que envolvesse parte de sua personalidade ousada e sensual, para a Performance Artística Fotográfica no jantar na Pizzaria, à noite. Momentos especiais foram registrados pelas câmeras...

Foto: Bety Damballah - Edição: Patricia W
A dança permite que as personas da sensualidade feminina venham à tona de maneira envolvente e crescente. A mulher é chamada a trazer sua forma guerreira ou conquistadora, alegre ou carismática, amante ou dominadora, sensível ou venenosa, enfim, são as múltiplas expressões de sua personalidade que aparecem de acordo com o pedido da fusão realizada no tribal.
Foto: Débora Machado - Edição: Patricia W

Há um momento em que essa "nova mulher", que nasce com o desenvolvimento de sua dança, precisa ser vista, precisa aparecer para ela mesma.
A performance fotográfica, então, permite que venha à tona de maneira rica, cheia de emoção e de virtudes, pois não há vulgaridade nesse processo, e, por isso é verdadeiro.















Os estilos Burlesque (Século 19) e Cabaret (Década de 20) se misturaram nos figurinos construídos para fazer dessa performance um momento único na história de Mafra, onde a Arte foi vista com muito respeito e admiração pelo público que a apreciou.







“Não é uma mulher vulgar ou desencaixada. Ela é consciente de sua sensualidade sem ser escrachada. A aluna se descobre na dança e coloca esses aspectos mais pessoais, além de trabalhar sua feminilidade dentro de seu próprio contexto” 
(Marília Lins, http://delas.ig.com.br/comportamento/use-a-danca-para-descobrir-sua-sensualidade/n1237719283904.html)









"A banalização do sensual e do sexual nos deixou adormecidos para as sutilezas possíveis, e o burlesco resgata isso com o riso. Não é "olhe para mim, como sou sexy". É algo mais inocente e divertido, cheio de duplo sentido" 
(Sweetie Bird, http://delas.ig.com.br/comportamento/use-a-danca-para-descobrir-sua-sensualidade/n1237719283904.html)


 


"O estilo ajuda a mulher a conhecer melhor o corpo, a ter controle sobre onde está e sua postura. Além dos benefícios de praticar um exercício divertido, o 'neoburlesco' ensina a gostar do corpo, seja como for. A encontrar o seu melhor, e aprender a usar"
(Marília Lins, http://delas.ig.com.br/comportamento/use-a-danca-para-descobrir-sua-sensualidade/n1237719283904.html)

Em meio a muito brilho, cristais, plumas, rosas no cabelo, pérolas no pescoço, cintas-ligas, meias-calças, saias armadas, luvas longas, leques, maquiagem forte, beaty spots (pintinhas desenhadas com lápis), cílios postiços, unhas postiças, perucas, apliques, cabelos com ondas armadas, botas e saltos, boleros de renda, espartilhos e corsets, as participantes do evento captaram o melhor do Burlesque e do Cabaret para compor o estilo próprio!






Após as sessões fotográficas, uma gostosa confraternização ocorreu, onde amigos e familiares das participantes também estiveram presentes. 

Participaram da performance:
Bety Damballah, Andressa Rankel, Biah Nunes, Camila Castro, Camille Assumpção, Cris Kondlatsch, Débora Machado, Fabi Lanke, Lorenna Mildenberger, Maristela Santos, Melissa Ágata, Michele Almeida e eu.






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