sexta-feira, 17 de julho de 2020

Os Círculos

"A ideia de círculo vai além de uma simples figura da geometria ou do que a forma de uma série de objetos ou produtos.

Há toda uma simbologia e diversas conotações relacionadas ao círculo. Quando um grupo de pessoas detém o poder de uma entidade, fala-se do círculo do poder. Num sentido mais pessoal, um grupo de indivíduos próximos forma um círculo de amigos. Quando uma ideia é expressa sem haver uma conclusão, costuma-se dizer que é um argumento circular. Em muitos anagramas, utiliza-se esta forma por ser visualmente chamativa.

Há muito tempo que as pessoas acreditam que existe alguma mística oculta ou mesmo significado divino sobre esta forma geométrica tão simples. O círculo representa eternidade, perfeição e divindade, pois não tem princípio nem fim. Desta forma percebemos a sua proximidade com Deus, motivo pelo qual é usado em muitas religiões. Também uma representação do ciclo da vida; simbolizando o nascer, o morrer e o renascer.

Sendo semelhantes na forma a muitos objetos naturais e astros, o círculo tem sido associado com a própria vida. Eles representam um todo eterno, e, em cada cultura são uma forma arquetípica representando o sol, a terra, a lua, o universo.

Círculos tem livre circulação. Eles podem girar. Representam as noções de totalidade, plenitude, perfeição original, o Eu, o infinito, eternidade. São graciosos e suas curvas são vistas como feminino. Eles são quentes, reconfortantes e dão uma sensação de sensualidade e amor. Seu movimento sugere energia e poder. Sua complexidade sugere o infinito, unidade e harmonia. Círculos protegem, eles enfrentam, eles restringem. Limitam o que está dentro e mantém as coisas fora. Eles oferecem segurança e conexão. Sugerem comunidade, integridade e perfeição.

Esse é um dos principais motivos pelos quais os círculos sempre estão entre as escolhas primárias como os elementos-chave na criação de logomarcas e símbolos. Logos baseados em círculos combinam eficazmente formas e estruturas modernas com abordagens inovadoras. Sendo, ao mesmo tempo, conservador.

Enfim, o Círculo pertence às formas fundamentais de valor. Dessa forma, nunca irá desaparecer. É um símbolo universal com significado amplo; é uma figura presente em nossa realidade. Faz parte da linguagem porque tem uma característica peculiar: transmite movimento e mudança. Círculos não têm começo nem fim."

 *Este texto é uma adaptação feita por Dakini Patricia, juntando partes dos textos obtidos nos seguintes sites:

https://conceitos.com/raciocínio-verbal/

https://www.portaldomarketing.net.br/o-significado-das-formas-em-publicidade-e-propaganda-o-circulo/
 
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/circulo/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados.

Bate-Papo de Saúde Mental em Balneário Barra do Sul (SC) - 15/04/2024

  Oficina:  15 de abril - 18h - Salinas  Tema: Diário Emocional: o que é e como desenvolver essa habilidade para o autoconhecimento.  Facili...