sábado, 25 de fevereiro de 2017

Patchwork Atelier - 2002/2003

 
A Graduação em Arte pela UFRN (Natal, RN) me possibilitou experimentar diferentes formas de expressão, dentre elas: a dança, as artes plásticas, a cenografia, a fotografia e as diversas formas de customizações que receberam a minha atenção em especial, no final do curso.
Me formei em agosto de 2001.

Mais ou menos entre o final de 2002 e início de 2003, quando pensei em investir e administrar uma loja na qual eu pudesse vender produtos variados, feitos artesanalmente por mim, recebi a parceria de "Paulinha", querida amiga que, mais ou menos no mesmo período, teve uma ideia parecida. Assim nasceu o "Patchwork Atelier": 
"Paulinha" e Dakini Patricia trabalhando a fachada do "Patchwork Atelier"
Foto: Arquivo Pessoal
Para ficar pronto, o Patchwork Atelier levou dias e dias de recorte de tecido para a decoração interna, fora a pintura dos móveis e locais de exposição e de armazenamento de materiais... mas eu fazia tudo com muito gosto e dedicação, pois era um dos meus sonhos se realizando.
Fotos: Emanoel Duarte

No Patchwork Atelier iniciei a prática de algumas das minhas experiências com as artes plásticas e a customização. 
Meu "codinome artístico" - sempre gostei disso! - nessa época era "Maeve". Por esse nome quase todos os meus amigos me conheciam e, por causa disso, essa era a assinatura nos meus cartões e produtos.
 
"Logo" criada por Fábio Pontes - Natal (RN)

Etiqueta Patchwork Atelier
No Patchwork Atelier podia-se adquirir produtos originais e exclusivos, customizados a partir de doações ou em consignação, produzidos por artistas locais. 
Etiqueta Patchwork Atelier
A inauguração do Patchwork Atelier aconteceu sem a participação ou a ajuda de qualquer órgão governamental e só foi possível graças ao meu pai que contribuiu com parte do investimento financeiro para aluguel mensal da sala e a muita ajuda e colaboração dos meus amigos e de artistas locais aos quais dispenso uma gratidão imensa. 
Patchwork Atelier - Natal, RN - Centro
 Foto: Arquivo Pessoal
Para a inauguração houve uma pequena confraternização que iniciou com a assinatura dos que se fizeram presentes na bandeira do "Patchwork Atelier" que ficava exposta na entrada da loja. A exposição dos produtos foi apreciada por todos, mas não houve muitas vendas. Finalizamos com uns "comes e bebes" em  sessões de fotos e performances. 

*Infelizmente, há poucos registros fotográficos deste evento.

Minha primeira peça de cerâmica produzida ainda durante o curso de Arte!
Foi exposta durante o evento de abertura do Patchwork Atelier, mas não estava |à venda.

É parte do meu acervo pessoal.

Minha primeira camiseta pintada à mão!
Vendi várias parecidas no Patchwork Atelier

Patchwork Atelier - produtos diversificados
Foto: Arquivo Pessoal


Patchwork Atelier - produtos diversos
Foto: Arquivo Pessoal
Patchwork Atelier - embalagens originais
Foto: Arquivo Pessoal

Patchwork Atelier - figurinos personalizados
Modelo: Biah Nunes
Até o final de 2003, minha querida amiga "Paulinha" já havia deixado a "a sociedade" no Patchwork Atelier e seguiu seu destino brilhante na dança. Fez falta, é verdade, mas é certo que o seu talento deveria percorrer por novos rumos...

Ainda em 2003, mudei o atelier para novo endereço. O local era mais seguro, mas era uma avenida de fluxo intenso e nada propício para o negócio que eu queria levar adiante. Tentei, mesmo assim...

Nesse novo lugar, o Patchwork começou a receber novas atividades: eu trabalhava no atelier durante o dia e, dava aulas de dança do ventre, à noite. Disponibilizei salas para aluguel de terapeutas em ReiKi, Massoterapia, Astrologia e leitura de Tarô. Cheguei a fazer alguns eventos e a divulgar nas mídias locais.

Mas estar sozinha nesse negócio demandava de mim muita força e dedicação incondicional... eu era mãe, com a família distante (e ausente), numa cidade grande e com mais afazeres e responsabilidades do que eu me sentia capaz de arcar.

Decidi fechar o atelier no final de 2004.

Patchwork Atelier - Natal, RN - Avenida Jaguarari
Dakini Patricia com Biah Nunes
Foto: Otacílio França Jr.

Verso de cartão do Patchowork Atelier em novo endereço.

Patchwork Atelier - Tela Deusa Tríplice 0,60 x 0,50m - 2004
Dakini Patricia
Vendido para Tibau do Sul,RN

Casal Wormsbecker - Tela "Gato Místico" - 0,50 x 0,70m - Pipa, RN - 2005
Dakini Patricia - Releitura de Obra de Romero Britto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados.

Bate-Papo de Saúde Mental em Balneário Barra do Sul (SC) - 15/04/2024

  Oficina:  15 de abril - 18h - Salinas  Tema: Diário Emocional: o que é e como desenvolver essa habilidade para o autoconhecimento.  Facili...