sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Feliz dia, Professor!

Professor Percy - Foto: Jornal da Paraíba
edição de 13 de abril de 2018

Esse era  Percy de Hollanda Cavalcante,  filósofo, parapsicólogo e professor aposentado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ele foi um dos mais importantes Professores da minha vida! Eu o conheci ainda garota, por ocasião de uma "Feira de Ciências" da escola, na qual apresentei um tema relacionado ao poder das pirâmides. A partir desse evento, ele se tornou meu  primeiro professor de Parapsicologia, cedendo apostilas de estudos e me recebendo em seu consultório para tirar as dúvidas. 

Eu, na "Feira de Ciências" da Escola "Regina Coeli"
Campinha Grande, PB

Nós nos correspondemos por anos, mesmo depois que mudei para Santa Catarina. Trocamos fotos, cartões de natal, de ano novo...Em 2006, o Prof. Percy me presenteou com uma caneta na qual estava o meu nome gravado. Disse que era para eu nunca perder a motivação para escrever e me tornar escritora. Ele não tinha ideia do quanto esse objeto se tornaria "sagrado" para mim e me acompanharia por todos esses anos como um símbolo de capacidade e persistência. Mas, sobretudo, como um elo de ligação entre nós. 

Caneta com meu nome gravado, presente do Prof. Percy em 24/10/2006

Em 2018, enquanto eu arrumava os meus materiais de estudos, a caixinha com a caneta que ele me deu caiu de cima da escrivaninha, bem na minha frente. Eu a peguei e lembrei saudosamente do meu querido mestre e amigo. Me dei conta de que já não nos falávamos havia algum tempo. Mais tarde, fiquei sabendo que em 13 abril de 2018,  Percy de Hollanda Cavalcante, aos 87 anos, em Campina Grande (PB), fez a sua passagem para o mundo espiritual. Deixou viúva, três filhos, netos e muitos seguidores como eu.

Antes de atuar na Parapsicologia , Percy de Hollanda foi frade franciscano, conhecido como Frei Miguel. Deixou um legado de compromisso e amor pela Educação. Sua história se confunde com a história da UEPB, onde foi um dos fundadores do Curso de Psicologia da Instituição. 

No dia de hoje, deixo essa homenagem cheia de gratidão ao meu eterno "Prof. Percy", certa de que, no lugar onde as dimensões se tocam, ele recebe o meu presente:

Feliz dia, Professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados.

Bate-Papo de Saúde Mental em Balneário Barra do Sul (SC) - 15/04/2024

  Oficina:  15 de abril - 18h - Salinas  Tema: Diário Emocional: o que é e como desenvolver essa habilidade para o autoconhecimento.  Facili...