terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Projeto Fusões do Ventre e Círculo Dakini - Bombinhas (SC) - 2017


Em 2017, enquanto cursava a Pós-Graduação em "O Sagrado Feminino" na Faculdade Espírita de Curitiba(PR), iniciei o Projeto Fusões do Ventre em Bombinhas, na Casa de Cultura Piana do Crivo; com o apoio e ajuda de Josi da Silva que facilitou a comunicação e protocolos juntos à Fundação Cultural da cidade. Foi um projeto voluntário que iniciou no mês de outubro, aproveitando a campanha do Outubro Rosa como um presente às mulheres da comunidade. 

O Projeto proporcionava encontros semanais, no período noturno, onde as mulheres participavam de vivências circulares, aulas de dança tribal e ventre, danças circulares e/ou performances fotográficas.

Casa de Cultura Piana do Crivo - Bombinhas(SC)
Início do Projeto "Fusões do Ventre" - Círculo Dakini
Em destaque: Josi da Silva

Círculo Dakini foi o nome dado a todo grupo de Mulheres que já dançou ou irá dançar, participou ou irá participar de celebrações e/ou performances comigo. 
O Círculo Dakini não é um grupo de dança. 
É um Círculo de Mulheres que se uniram para fazer Performances que envolvem a Fotografia, a Expressão Cênica e a Dança como meio de auto conhecimento.

Cada mulher se expressa pela cena gestual e simbólica, conforme as suas intuições e os seus afetos; deixando fluir a sua maneira de se vestir, de se maquiar, de se movimentar e de se comportar para estar dentro de um "todo" ensaiado de técnicas de teatro e dança de vários estilos (escolhidos pela maioria do grupo); ou por meio de poses fotográficas refletidas de seu momento pessoal; na busca incessante de seu auto conhecimento, fruindo com a sua própria manifestação. 

De tempos em tempos, a reunião em Círculo de Mulheres confere a cada integrante o papel de se apropriar positivamente da leitura de si mesma e da observação das demais, após o período vivido através desse caminho de reintegração com a sua parcela intrinsecamente divina e feminina. Para esses momentos temos a vivência de atividades de circulo de mulheres como círculo de partilha, dia do desapego, troca de confidências, ritos de passagem, entre outros temas. 




Fusões do Ventre 
não é um estilo 
específico de dança, 
é um método, 
um processo 
e um caminho por onde estudamos, 
interpretamos 
e/ou "relemos" vários estilos de dança 
e de outras formas 
artísticas 
de expressão.




Saiba melhor sobre como tudo começou:

Em 2017, após o contato e a intermediação da querida amiga Josi da Silva, até então responsável pela administração da Casa de Cultura Piana do Crivo e com os apoios da Fundação Municipal e da Prefeitura Municipal de Bombinhas (SC), as atividades de Fusões do Ventre tiveram o seu início no dia 10 de outubro de 2017, realizando um sonho pessoal e marcando parte dos eventos municipais relacionados ao movimento nacional "Outubro Rosa".


Iniciou com uma roda de conversa onde eu pude explicar as bases do meu projeto, até então relacionado à Faculdade Espírita de Curitiba como parte do TCC da disciplina de Metodologia de Pesquisa do curso de Pós- Graduação em "O Sagrado Feminino" (trancado em 2018).

A roda de debate finalizou com a realização de uma dança circular e as mulheres que sentissem o chamado para participar do "Círculo Dakini" deveriam voltar um dia por semana das 20h às 21h30min. 


10/10/2017 Fusões do Ventre - Casa de Cultura Piana do Crivo
Bombinhas, SC
E assim, os encontros foram se desenvolvendo...
A maioria das mulheres nunca teve contato com  as danças femininas e iniciamos com exercícios e movimentos relacionados à dança do ventre, à dança tribal fusion e às danças circulares sagradas. 

No início, a faixa etária de mulheres para os encontros deveria ser a partir de 25 anos, porém, por vários motivos, dentre eles pedidos de participação por parte de mulheres mais jovens e por outro entendimento adquirido de minha parte acerca do processo desenvolvido no projeto; ficou decidido que não haveria limite de idade para a participação, desde que as meninas menores de idade tivessem a autorização de suas mães. 

Círculo de Mulheres que Dançam
Outubro Rosa 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados.

Bate-Papo de Saúde Mental em Balneário Barra do Sul (SC) - 15/04/2024

  Oficina:  15 de abril - 18h - Salinas  Tema: Diário Emocional: o que é e como desenvolver essa habilidade para o autoconhecimento.  Facili...