sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

"Projeto Fusões do Ventre": Primeiras Reflexões em 2014

                                    

Foi um projeto idealizado por mim em 2014 para denominar as atividades de dança e performance desenvolvidas em círculos de mulheres.



E parece ser, até o momento, o que mais se encaixa, se enquadra e resume tudo o que pretendi exercer em meus círculos de trabalho, de estudos, de magia, de dança e de amizade com mulheres que também dançam.

Ainda em 2012, após algumas reflexões sobre a minha atuação como professora de dança do Espaço Eiwaz (Mafra/SC), percebi que a minha forma de ensinar tinha características diferenciadas em relação ao ensino de dança convencional. Desenvolvi o método a partir da junção de diferentes estilos de dança da minha formação pessoal, somado ao potencial criativo do improviso, e, à expressão cênica, tendo a relação com a dança quase como sagrada ou ritualística.

Nunca foi um estilo de dança, mas sim uma forma orgânica de experienciar vários estilos, com passos compartilhados e coreografia produzida em conjunto.

Sempre foi uma maneira de escapar das mazelas do mundo com alegria e criatividade infinita, vivenciando a dança em momentos inesquecíveis.

Propõe união, aliança, empatia, compartilhamento, apoio, celebração, dança, terapia, relações verdadeiras:
 "SORORIDADE"

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.
A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.
(Veja mais em: https://www.significados.com.br/sororidade/)

FUSÕES de mulheres, de experiências dançantes, de conhecimentos e experiências, de movimentos e de culturas...
VENTRE primordial, sagrado, de criações amorosas, de energia vital, de amor incondicional e acolhimento...

"FUSÕES DO VENTRE": PROJETO PARA MULHERES QUE DANÇAM

Segundo May East em “O Milionésimo Círculo”, a arte de participar de círculos é atemporal, articulada de forma essencial.
Contemporaneamente, os círculos de mulheres desenvolvem práticas físicas, psíquicas e espirituais e trazem reflexões sobre os saberes que se relacionam ao despertar, às realizações e à conscientização feminina.
A dança em si é um importante elemento de comunicação, de reflexão e de mudanças internas, promovendo transformações nas relações pessoais e sociais. “O corpo, quando se expressa no espaço, realiza sequências que são seu universo” (FUX, 1988, p.95).
As performances fotográficas e de apresentação artística, vinculadas à prática de dança, reinterpretam a rotina das experiências relacionadas e revelam à mulher um novo olhar sobre si mesma.
As práticas de dança nos círculos de mulheres somadas às performances fotográficas e de apresentação artística, promovem um processo de autorrealização feminina. Readaptando saberes e práticas passadas, reintegrando a mulher e o feminino.
O Projeto Fusões do Ventre nasceu da ideia de aliar a fusão de danças com as performances fotográficas e artísticas, aplicadas para um círculo de mulheres, desenvolvendo a interação do grupo e visando o desenvolvimento e aprimoramento de seus valores intrinsecamente femininos e sagrados, durante os processos e experiências.

Propõe a criação de um círculo de mulheres para as atividades e sugere um método que posteriormente pode ser desenvolvido e aplicado como recurso de construção e de fortalecimento de grupos afins. 
"Fusões do Ventre vem de anos de experiência com mulheres, com círculos e com dança; mas nasceu como qualquer projeto novo: cheio de arestas para aparar e com um longo caminho a percorrer.
Gratidão ao Universo e à Grande Mãe por me permitir tal inspiração.
Que venham as bençãos desse novo tempo de cura e de respeito; de celebração e de devoção ao Amor puro e original.

E que assim seja sempre! 🌹

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados.

Bate-Papo de Saúde Mental em Balneário Barra do Sul (SC) - 15/04/2024

  Oficina:  15 de abril - 18h - Salinas  Tema: Diário Emocional: o que é e como desenvolver essa habilidade para o autoconhecimento.  Facili...